Entenda a Anemia Falciforme, uma das doenças triadas pelo Teste do Pezinho
Você sabe o que é anemia falciforme? Anemia em si é uma expressão que identifica um número reduzido de glóbulos vermelhos ou nível de hemoglobina abaixo do normal. Os Glóbulos Vermelhos são células arredondadas e elásticas que passam com facilidade por todo o sistema circulatório. Existem milhões destas células circulando por todo o corpo. Dentro dos glóbulos há as hemoglobinas; pigmento responsável pela cor avermelhada do sangue e pelo transporte do oxigênio aos órgãos e tecidos. A maior parte das pessoas recebe dos pais o gene para hemoglobina chamado “A”. Se a pessoa recebe o mesmo gene do pai e da mãe, ela é uma “AA”.
Porém, há milhares de anos, ocorreu uma alteração genética em diversos povos africanos. A comunidade científica especula a correlação entre essa mutação dos genes e a malária, doença que até hoje é super comum e disseminada pela África. Esses genes diferentes seriam uma resposta do corpo à agressão sobre os glóbulos vermelhos causada pelo Plasmodiun Falciparum, agente etiológico da malária. O nome desse gene diferente é “S”. Ao longo do tempo, com a diáspora dos povos africanos pelo mundo, esse fator genético foi disseminado.
Traço Falciforme
Quando uma pessoa que recebe de um dos pais a Hemoglobina A e do outro, uma Hemoglobina S, ela é uma “AS”. Ou seja, possui o chamado Traço Falciforme. Elas são pessoas saudáveis e nunca irão desenvolver a Anemia Falciforme, além de possuírem certa resistência à malária. Entretanto, se duas pessoas com o traço têm filhos, elas poderão gerar uma criança com a anemia falciforme, pois, corre o risco dela nascer “SS”. Um exame de Eletroforese da Hemoglobina pode ser feito antes de uma decisão de ter filho para que a mesma possa ser tomada com maior clareza e segurança.
Anemia Falciforme
Também conhecida como anemia drepanocítica ou drepanocitose, a anemia falciforme é uma doença sanguínea hereditária incurável, mas com tratamento para amenizar os sintomas. Seu nome vem do latim: falciforme quer dizer “formato de foice”. Isso porque as hemácias (nome das membranas que cobrem os glóbulos vermelhos) adquirem esse formato diferente.
Esses glóbulos disformes ficam duros, perdendo a flexibilidade e diminuindo a capacidade de locomoção. A oxigenação, portanto, fica comprometida, já que eles não passam pelos vasos sanguíneos como os normais. Por causa disso, os glóbulos ficam apinhados dificultando toda a circulação. Não obstante, um glóbulo normal dura, em média, 120 dias. Enquanto um falciforme dura 15.
Sintomas
- Icterícia
- Ulceras (principalmente nas pernas) que aparecem, normalmente, na adolescência.
- Cansaço e palidez
- Aumento do baço
- Dores nos ossos, músculos e articulações.
- Entre as crianças, inchaços doloridos nos pés e mãos.
- Desmaios
- Infecções e produção anormal de hormônios, entre possíveis outros sintomas que podem variar de caso em caso. Essas pessoas também são mais suscetíveis a pneumonias, meningite, osteomelite e septicemia.
Diagnóstico
Essa doença genética pode ser facilmente triada com o Teste do Pezinho. Detectando assim, ainda quando recém-nascida, as chances da criança levar uma vida relativamente normal são maiores. Isso evidencia a importância da realização da triagem neonatal e do acesso dos pais ao resultado. Segundo a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP), “a Anemia Falciforme tem prevalência média de 1 entre 380 nascidos vivos, nos afrodescendentes nas Américas é doença genética, incurável e com alta morbimortalidade”. saiba mais no site da associação: https://aafesp.org.br/ .
Você tem ou é uma mãe ou um pai de uma criança com a doença?
Conte seu caso pra gente! Deixe seu comentário também com sugestões de temas ou dúvidas que você queira ver por aqui. 😉
10 comments
-
-
Pamela michely
Meu filho tem anemia falciforme,eu e o pai dele nao sabiamos que tinhamos o traço,faço acompanhamento frequente no hemonucleo da minha região ,graças a Deus ele teve uma crise ,e ate hj não teve mais nenhuma,mais dizem que pode se fazer o transplante de medila e eu estou a procura de uma orientação para fazer se possivel,para tirar de vez esse sofrimento do meu filho
-
Sandra
O meu filho tem 2 meses e acabei de saber que ele tem a anemia falciforme.
Tenho imenso medo para as crises de dor que ele possa vir a ter
-
-
Jessica Ribeiro
Minha filha tem o traço falsiforme, só que ainda não sei se herdou de mim ou do pai, qual o exame um adulto precisa fazer pra saber se tem a anemia falsiforme?
-
Verônica – Moderadora
Jessica, deve ser feito um simples exame de sangue chamado Eletroforese. O nome formal é “Pesquisa de Hemoglobina S”.
-
-
Geysiane xavier santos
Eu tenho um filho com anemia falciforme ele tem 5 anos ele ja teve muitas enternacao e transfusão de sangue quando ele era bebe. mas agora gracas ha Deus ele esta bem ele faz tratamento no hospital São Paulo. Mas agora vem uma preucupacao estou gravida meu bb pode nasce tbm com anemia falciforme. 😥
-
Geysiane xavier santos
Tenho um filho de 10 anos que ele tem o traco da anemia falciforme e o meu casula tem a anemia falciforme os dos sao de pais diferentes.
Agora toda vez que eu emgravida mes filhis vao basce com anemia falciforme -
Jacira Maria
Eu e meu filho temos o traço falciforme fiquei surpresa com o diagnostico tive o 3 filho e graças a Deus não teve peço q me informem mas sobre essa doença bios boa tarde!!