Teste do Pezinho: justiça condena Anápolis (GO) por extravio de amostra de sangue

20 de agosto de 2020

Mamães e papais, sempre alertamos aqui sobre a importância de realizar o Teste do Pezinho e de ter acesso ao resultado o quanto antes. Um caso muito sério aconteceu em Goiás e reforça o alerta:

A justiça condenou o município de Anápolis (GO) a pagar uma indenização de R$ 10 mil à mãe de uma criança que não recebeu o resultado do teste do pezinho na rede municipal de saúde. De acordo com a matéria publicada no Mais Goiás, a amostra foi colhida normalmente em uma unidade de saúde pública e uma enfermeira teria informado que o teste seria feito pelo laboratório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na região e o resultado ficaria pronto em 30 dias. Nesse período, a mãe poderia buscá-lo onde foi feita a coleta, mas ao retornar ao local várias vezes, depois do prazo estipulado, foi informada que o teste ainda não estava pronto e os funcionários diziam que o problema estava no laboratório. 

Entre tantas tentativas, ela resolveu ir ao laboratório e descobriu que o material colhido na unidade de saúde não tinha sido encaminhado para análise. Ou seja, a amostra colhida na rede pública nunca chegou ao laboratório e a demora em informar a mãe sobre o acontecido impossibilitou a realização de um novo exame. 

Na sentença, ainda segundo a matéria, o juiz responsável pelo caso destacou a negligência da prefeitura na prestação do serviço público pelo extravio da amostra de sangue e os prejuízos causados, como “grave sofrimento, justificável apreensão e compreensível revolta” dessa mãe com a “impossibilidade definitiva de realizar o exame preventivo que poderia diagnosticar preventivamente doenças da criança e, mais importante ainda, permitir tratamento antecipado”. 

O nome da mãe não é citado na matéria. Veja a notícia completa aqui

O resultado é um direito de todos!

A decisão judicial reforça o quão importante é realizar o exame e ter acesso ao resultado o quanto antes. Pais, busquem sempre por isso! A partir do Teste do Pezinho, é possível detectar doenças que comprometem o desenvolvimento do bebê e podem levar a consequências graves, sequelas irreversíveis e até mesmo a morte. Com esse diagnóstico precoce, antes mesmo dos sintomas se manifestarem, o tratamento é iniciado de imediato, o que pode salvar a vida do bebê. 

Ter acesso ao resultado é um direito de todos! Cobrem, exijam o laudo para que o pediatra possa avaliar e solicitar outros exames complementares e confirmatórios se for necessário. E, se for o caso, façam como essa mãe, denunciem, busquem os seus direitos. 

Whatsapp Pezinho no Futuro

Quer saber mais sobre o Teste do Pezinho e os tipos disponíveis desse exame? Precisa de ajuda? Manda para a gente pelo whatsapp: (11) 99790-7080. Acesse também o site www.pezinhonofuturo.com.br .

Contem com a gente! 😉

 

*Com informações do portal Mais Goiás.

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.