
Entenda a importância do Ácido Fólico
O ácido fólico é uma das substâncias mais importantes no mundo da gestação.
Você pode encontrar ácido fólico em diversos alimentos como:
- Leguminosas
- Verduras escuras
- Frutas cítricas
- Aspargo
- Grãos e cereais também são, atualmente, fortificados com o folato.
Porém, pesquisas apontaram que nosso corpo absorve melhor a substância quando ingerimos sua versão sintética. Ou seja, aquela fabricada por nós mesmo em laboratório. Fora que a maioria das mulheres não come a quantidade necessária de alimentos para suprir sua necessidade vitamínica.
Isso significa que precisamos recorrer aos suplementos vitamínicos. Esse suplemento é vendido em forma de comprimidos que variam nas versões 1 mg, 2 mg e 5 mg. São pequenos, não engordam, não têm efeitos colaterais e são vendidos bem em conta nas farmácias ou mesmo distribuídos em alguns postos de saúde.
Logo que a gravidez é diagnosticada, o médico já indica tomar um comprimido de 1 mg ao dia. Normalmente, essa quantia é mais do que o suficiente pra toda mulher. As exceções são para mulheres obesas, com histórico de darem à luz bebês com algum defeito no tubo neural ou que tomam certos tipos de medicamento, como anticonvulsivantes para epilepsia.
“Oras, mas por que o ácido fólico é tão importante?”
Se fosse por um só motivo, ele nem seria tão importante assim. O folato tem o poder de evitar doenças no tubo neural da criança. Coisas como anencefalia, tão em voga atualmente, e espinha bífida podem ser evitadas entre 50 e 70% dos casos.
A ingestão desde o começo é importante pelo fato de que as complicações no tubo neural acontecem ainda no primeiro trimestre de gestação. Além disso, o lábio leporino e algumas doenças cardíacas também podem ser prevenidos com a vitamina B9. Dessa mesma forma, é bom pra mamãe também! A B9 é necessária na produção de glóbulos vermelhos e prevenção de anemia no corpo. Tudo que uma gestante NÃO precisa é ficar anêmica, né?
Além de acelerar o crescimento celular da criança, ela ajuda na adequada produção da placenta. Outros estudos dão indícios que esta “santa” vitamina poderia reduzir o risco de pré-eclâmpsia, séria doença gestacional que já abordamos aqui.
Recomendamos também que toda mulher que estiver em idade fértil faça uso dessa substância, já que o tubo neural que nós falamos se fecha ainda no primeiro mês de gravidez.
Você tomou ou pretende tomar o folato na gravidez? Conta pra gente nos comentários e fique ligada em nosso site. Temos muito mais matérias e dicas pra você!
5 comments
-
-
Verônica – Moderadora
Carla, o ácido fólico não é um medicamento e sim uma vitamina, então não há necessidade de tomá-la sem a pretensão de engravidar, já que o excesso dela no organismo não é benéfico.
-
-
Fernanda
Aminha médica passou pra mim toma pq eu estou prendendo em grávida Nova mende ir já vai fazê três mês que eu tive minha anjinha mas ela faleceu ir eu quero muito sé mãe novamente eu sei que outro filho jamais vai ficar nu canto da minha princesa
-
Verônica – Moderadora
Lamentamos muito a sua perda, Fernanda. Caso você pense em engravidar em breve, é interessante sim já iniciar a ingestão do ácido fólico.
-
-
Nayara
Estou gestante de 7 semanas e ja iniciei o uso de ácido fólico. É muito importante para mamãe e principalmente para o desenvolvimento perfeito do bebê!!!
Carla
Sofri um aborto espontâneo recentemente é minha go me indicou voltar a tomar 2 meses antes de eu tentar novamente, há algum problema de eu já iniciar agora com o medicamento…só faz um mês que perdi?? Obrigada