COVID-19, gripe e resfriado: qual a diferença?

3 de abril de 2020

A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem alguns sintomas semelhantes à gripe e ao resfriado, que são mais comuns no nosso cotidiano, e isso pode confundir um pouco. Para evitar essa confusão e também a superlotação nos hospitais e outras unidades de atendimento, os órgãos oficiais de saúde estão orientando sobre as diferenças entre os sintomas dessas doenças, o que é mais comum e mais raro em cada uma delas, para manter a população bem informada.

• Febre, tosse seca e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns da COVID-19;
• Febre é uma das reações que pode aparecer em quem tem covid-19 e gripe, mas raramente ocorre em quem está resfriado;
• Já os espirros, são mais comuns em resfriados, mas raros nos casos de gripes e covid-19;
• Nariz entupido é recorrente no resfriado, pode aparecer nas gripes, mas não é comum em quem tem covid-19;
• Por sua vez, dor de cabeça é rara em resfriados, surge com frequência nas gripes e pode atingir os infectados por covid-19.

 

Entenda:

 

ATENÇÃO!

Os órgãos oficiais de saúde reforçam que, caso uma pessoa se enquadre na maioria dos sintomas comuns à COVID-19, é primordial que siga as orientações corretas e procure orientação especializada. Se os sintomas forem de gripe comum, a orientação é ficar em isolamento domiciliar por 14 dias mantendo todos os cuidados.

 

Lembre-se:

É possível estar infectado pelo vírus e não desenvolver sintomas e isso vale para as crianças também! E mesmo nesses casos, o vírus pode ser transmitido para outras pessoas. Por isso, é preciso evitar a exposição.

 

Saiba mais aqui.

 

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.