Teste do Pezinho em tempos de Covid-19: veja nota do Ministério da Saúde

13 de abril de 2020

O Teste do Pezinho é um exame para diagnóstico precoce de doenças raras e, por isso, não pode deixar de ser feito! Diante das diversas restrições por causa da Covid-19, perguntamos ao Ministério da Saúde qual é a orientação neste momento para que o teste do pezinho continue sendo realizado, respeitando as medidas de segurança.

Em nota oficial enviada no dia 07 de abril de 2020, o órgão informou à equipe do Mãe Que Ama que está recomendando às Secretarias Estaduais de Saúde que passem a realizar o teste do pezinho, preferencialmente, nas maternidades públicas ou privadas no momento da alta hospitalar, considerando as particularidades do exame e dentro das possibilidades locais. Além disso, em outros casos de coletas nas unidades básicas de saúde ou domiciliares, a recomendação é que sejam agendadas de forma individualizada, respeitando o prazo ideal, depois das 48h até o quinto dia do nascimento.

Veja a nota completa:

 

NOTA

O Ministério da Saúde informa que, durante a vigência do período de epidemia de COVID-19, as Secretarias Estaduais de Saúde passem a realizar o teste do pezinho, preferencialmente, nas maternidades dos hospitais, públicos ou privados. Essa medida deve ser adotada, dentro das possibilidades locais, durante o período de quarentena nacional a fim de garantir a menor circulação de puérperas e recém-nascidos.

Cabe esclarecer que essas coletas devem ser, preferencialmente, realizadas no momento da alta hospitalar considerando as particularidades dos testes com vistas à maior exatidão. Em caso de coletas, recoletas ou coleta domiciliar nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) devem ser criadas agendas individualizadas, respeitando o prazo ideal para as mesmas (das 48 horas até ao quinto dia de vida).

 

A pediatra, alergista e imunologista Dra. Kelly Oliveira, do Pediatria Descomplicada, reitera as recomendações do Ministério da Saúde e reforça porque é tão importante fazer o exame nos recém-nascidos:

“O Teste do Pezinho é um exame extremamente importante para a triagem de algumas doenças logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido, entre o terceiro e o quinto dia, o que permite o início imediato do tratamento adequado, fazendo toda a diferença no prognóstico da doença e na qualidade de vida desse bebê. Por isso, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde, mesmo nesse período de pandemia que estamos vivendo, é muito importante que ele continue sendo realizado, de preferência nas maternidades, para evitar que mãe e bebê tenham que sair para a coleta em outros locais ficando mais expostos e vulneráveis à possível contaminação”, explica.

 

Atenção!

Futura mamãe, informe-se com seu médico e na unidade de saúde local onde você faz o acompanhamento sobre o procedimento na sua cidade para que o seu bebê não fique sem o exame. Lembre-se também de cobrar o resultado o quanto antes! Fique alerta! 

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.