Autismo: entenda mais sobre esse transtorno
O que é Autismo?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente autismo, como é popularmente conhecido, é o nome dado ao conjunto de transtornos de condições semelhantes, além da Síndrome de Asperger.
Sintomas do Autismo
Os primeiros sintomas aparecem logo no primeiro ano de vida. Os mais notórios são a falta de interação/integração socioambiental e comportamentos obsessivos e repetitivos. Todas as pessoas com TEA têm ambas, porém a intensidade e outros sintomas podem variar muito a cada caso. Importante ressaltar que algumas crianças apresentam padrões muito hostis e diferentes enquanto outras são sutis e vão aparecendo ao longo do crescimento.
Os seus principais e mais conhecidos sintomas podem ter correlação com condições como retardo mental, dificuldade na coordenação motora, de atenção, além de distúrbios do sono e intestinais. Doenças fora do espectro também podem se somar, por exemplo, síndrome de déficit de atenção, hiperatividade e dislexia. Por esse motivo o diagnóstico às vezes não é fácil nem claro para o médico, podendo levar ao erro. A Fenilcetonúria pode ser confundida com autismo.
Outra coisa que é importante ressaltar é que o autismo não é adquirido, é de nascença. Portanto, a pessoa nasce e morre autista. Ele incide 4 vezes mais em meninos do que em meninas. Ainda não se sabe o que causa os transtornos e não temos a cura. Entretanto, isso não desqualifica os autistas. Como todo ser humano na Terra, eles também são únicos e especiais, podendo aprender na medida de suas limitações.
O Perfil do Autista
Autistas têm um perfil solitário, com dificuldades em formarem relações e laços íntimos, se prendem a objetos familiares e a rotina. Os especialistas se atentam a estes sinais para diagnosticar casos de autistas, já que ainda não existem exames técnicos e conclusivos que apontem a doença.
No geral, eles apresentam muitos sintomas da lista abaixo e cruzando as informações chegamos ao diagnóstico:
- Dificuldade em juntar-se com outras pessoas
- Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina
- Risos e sorrisos inapropriados
- Não temer os perigos
- Pouco contato visual
- Pequena resposta aos métodos normais de ensino
- Brinquedos muitas vezes interrompidos
- Aparente insensibilidade à dor
- Ecolalia (repetição de palavras ou frases)
- Preferência por estar só; conduta reservada
- Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente
- Faz girar os objetos
- Hiper ou hipo atividade física
- Aparenta angústia sem razão aparente
- Não responde às ordens verbais
- Apego inapropriado a objetos
- Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais
- Dificuldade em expressar suas necessidades
- Emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.
Para outras informações sobre saúde gestacional e neonatal é só continuar acompanhando o nosso portal Mãe que Ama.
Rita Maia
Mau filho está com 45 dias e até agora ele não olha nos nossos olhos, quando tento forçar um contato visual ficando bem na sua frente ele sempre vira a cabeça.
Isso é normal nessa idade?