Teste do Pezinho Ampliado é destaque no Jornal Nacional e Jornal Hoje 1024 403 Andre

Teste do Pezinho Ampliado é destaque no Jornal Nacional e Jornal Hoje

Telejornais da Globo mostram como está a ampliação do exame no SUS dois anos após a assinatura da lei federal

 

“Teste do pezinho: estados e municípios têm dificuldade de implementar lei que amplia lista de doenças diagnosticadas no exame”, essa foi a matéria exibida no Jornal Nacional de sábado, 27/05/2023, que contou com a contribuição da equipe Pezinho no Futuro e entrevista com a presidente do Instituto Vidas Raras, Amira Awada.

A repórter Larissa Carvalho mostra que a Lei que determina a ampliação do teste do pezinho foi aprovada em 2021, mas, na prática, nos postos de saúde, pouca coisa mudou. E, dependendo das doenças, bebês que têm síndromes raras vão para casa sem diagnóstico.

 

Assista:

 

Na segunda-feira, 29/05/2023, a lei que determina a ampliação do teste do pezinho no Brasil, assinada há 2 anos, também foi tema de reportagem do Jornal Hoje, outro importante telejornal da Globo. De acordo com levantamento realizado pela equipe de produção da TV, 13 estados ainda não implementaram a lei que amplia a lista de doenças diagnosticadas no teste do pezinho.

A matéria do JH explica que a lei prevê que essa ampliação seja feita em cinco etapas – já que a mudança exige equipamentos de tecnologia avançada e profissionais capacitados. E que ainda não foi dado um prazo para estados e municípios se adequarem. O vídeo mostra bem alguns instrumentos de análise da PerkinElmer/Revvity, utilizados em laboratórios de referência em triagem neonatal no país.

 

Assista:

 

As reportagens reforçam que o grande passo foi dado em 2021 e, agora, é preciso dar mais um passo em direção ao Teste do Pezinho Ampliado para todos no Brasil. Nosso papel continua sendo muito importante, vamos seguir juntos nessa caminhada!

️Informe-se, cobre as autoridades locais, compartilhe informações, vamos seguir juntos nessa caminhada! 😉👣💜

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.