O que o Teste do Pezinho detecta?
Quais doenças o teste do pezinho detecta? A resposta para essa pergunta é: depende. Também chamada pelo corpo médico de triagem neonatal, o teste do pezinho pode ser encontrado em diferentes versões nas redes públicas e particulares de saúde.
A versão mais básica, como já falamos aqui, é obrigatória por lei em todo território nacional e todo recém-nascido deve ter acesso. As doenças previstas nesse tipo de triagem são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo Congênito (TSH e T4)
- Hemoglobinopatias (Hb)
- Deficiência de Biotinidase
- Fibrose Cística (IRT)
- Hiperplasia Adrenal Congênita (17OH – essa é a mais encontrada no teste)
Se você deseja ter mais informações sobre cada uma das doenças citadas acima, basta clicar/tocar – já escrevemos matérias sobre todas 😉
Alguns estados e/ou municípios do Brasil possuem legislação própria que reforça a federal, por exemplo, proibindo o registro em cartório de recém-nascidos que não fizeram o exame ou mesmo oferecendo, ainda de forma gratuita, versões ampliadas dele. A versão ampliada, como dissemos aqui, é sempre melhor opção por achar muito mais doenças, deixando o seu bebê mais seguro.
Dependendo do alcance da ampliação do exame, o teste do pezinho pode detectar mais de 50 doenças! Confira algumas delas:
- Toxoplasmose Congênita
- Aminoacidopatias (Análise Qualitativa)
- Deficiência de G6PD
- Galactosemia
- Mal de Chagas
- AIDS
- Sífilis
- Doença de Pompe
- Doença de Gaucher
- Distúrbios da Beta Oxidação dos Ácidos Graxos e dos Distúrbios dos Ácidos Orgânicos (inclui dezenas de deficiências)
- Citrulinemia
- Citomegalovirose
- Acidúria arginino succínica
- Argininemia
- Hiperornitinemia (incluindo Síndrome de Hiperamonemia, Hiperornitinemia e Homocitrulinúria e Atrofia Girata da Coroide e Retina)
- Doença do Xarope de Bordo
- Homocistinúria e outras Hipermetioninemias
- Tirosinemias (incluindo a Tirosinemia transitória do recém-nascido e a Tirosinemia hereditária tipo I, II e III).
Se você quiser conferir ainda mais doenças detectadas no teste no pezinho, clique aqui. Mas, infelizmente, essa versão ampliada não é encontrada facilmente na rede pública por não ser obrigatório por lei federal.
As versões ampliadas são mais facilmente encontradas na rede particular. Ou seja, elas são pagas. #MãeQueAma acha que todos deveriam ter acesso gratuito à melhor saúde possível, sendo isso dever do Estado segundo nossa Constituição.
Continue acompanhando nosso portal Mãe Que Ama para mais informações sobre saúde gestacional e neonatal. Vamos continuar lutando para conscientizar e melhorar a saúde desse país!
Leave a Reply