Primeiros dentinhos: entenda o processo de dentição do bebê 1024 359 Andre

Primeiros dentinhos: entenda o processo de dentição do bebê

É claro que cada bebê é único e o seu desenvolvimento, assim como o nascimento dos seus dentinhos, pode variar, mas existe uma linha do tempo típica indicada como referência que pode ajudar os pais a passarem por esse período. A primeira dentição completa do bebê tem 20 dentinhos, 10 em cima e 10 em baixo, e todos eles já devem ter nascido até os 5 anos, fase em que os dentinhos de leite podem começar a cair, sendo trocados pelos definitivos.

O desenvolvimento dos dentes já começa antes mesmo do bebê nascer. Durante a oitava semana de gestação, os botões dentários começam a se formar debaixo da gengiva, permanecendo nesse estado ao longo do restante da gravidez e depois do nascimento.

A erupção deles inicia-se geralmente quando o bebê deixa de mamar exclusivamente, por volta dos 6 meses, sendo um marco de desenvolvimento importante. O processo tem início quando as raízes começam a crescer e empurram os dentes para cima. Isso pressiona a gengiva do bebê, por isso pode causar algum desconforto.
O primeiro dentinho do bebê pode nascer entre os 6 e os 9 meses de vida, no entanto, alguns bebês podem chegar a 1 ano e ainda não ter nenhum dentinho. Esses casos devem ser avaliados pelo pediatra e também pelo dentista.

Essa ordem ocorre de acordo com as alterações do tipo e consistência do alimento dado ao bebê. Os dentes incisivos cortam os alimentos, os caninos são responsáveis por furar e rasgar os alimentos e os molares por esmagar.

 

Sintomas

De acordo com os especialistas, o nascimento dos dentinhos é bastante incômodo para os bebês, mas não causa febre, principalmente febre alta, com temperatura maior que 38ºC. ❌🤒❌

O início da dentição pode causar coceira, dor na gengiva e inchaço e por isso a criança pode apresentar alteração do sono, mais salivação, desconforto e irritação. E a ideia de que a febre está relacionada a esse momento seria, na verdade, devido a uma série de coincidências.

✅Geralmente, essa fase acontece quando a criança tem mais ou menos 6 ou 7 meses e é quando ela começa também a ter novos hábitos: ela passa a ter mais contato com o ambiente, colocando as mãos e objetos na boca, ou está na fase em que entra na escola e adoece mais, aí sim, vem a febre, relacionada às novas infecções.
✅E como acontece tudo na mesma época, muitas vezes, a febre é associada aos dentinhos, que quase nunca são os culpados.
✅É muito importante entender esses processos, observar as reações da criança e acompanhar essa e todas as outras fases com o pediatra para tirar as dúvidas e adotar as recomendações corretas sempre. Converse com o médico, informe-se! 😉

 

Como aliviar o desconforto?

Os mordedores são ótimas opções, já que que ajudam a criança a coçar a gengiva. Alguns modelos podem ser colocados na geladeira. A baixa temperatura reduz a inflamação e o inchaço das gengivas, diminuindo o mal-estar e ajudando a amenizar a dor. Também pode-se dar ao bebê alimentos frios, como maçã ou cenoura frias, cortadas em formato grande para que não engasgue de maneira que ele consiga segurar, sempre sob vigilância.
Pomadas com anestésicos não são recomendadas, pois podem causam efeitos adversos.

 

Como cuidar?

Deve-se limpar a boca do bebê antes mesmo do nascimento dos dentes. Recomenda-se a limpeza da gengiva, bochecha e língua com fralda ou gaze umedecida em água filtrada ou fervida, com a finalidade de criar hábitos de higienização.

Quando começarem a nascer os dentes de leite da frente, a limpeza deve ser feita com gaze ou fralda umedecida em água limpa. Logo que começarem a nascer os dentes de trás, a limpeza dos dentes e da língua deve ser feita com escova de dente pequena, macia, sem pasta de dente, apenas molhada em água filtrada ou fervida. A escova deve ser trocada quando estiver gasta.
Recomenda-se também o uso do fio dental. Os adultos devem escovar os dentes das crianças até que elas aprendam a escová-los corretamente.

 

Importante:

A primeira consulta do bebê no dentista deve acontecer logo após o aparecimento do primeiro dentinho. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.