Lei amplia o Teste do Pezinho em Minas Gerais

14 de janeiro de 2020

O Teste do Pezinho Ampliado agora é lei em Minas Gerais!

A Lei 23.554 é de autoria do deputado estadual Betinho Pinto Coelho e foi sancionada na íntegra pelo governador Romeu Zema Neto no dia 13 de janeiro de 2020, assegurando o direito ao Teste do Pezinho Ampliado a todas as crianças nascidas no estado, como já acontece no Distrito Federal.

Essa conquista é mais um grande exemplo a ser seguido pelos outros estados do Brasil e é fruto do empenho de Minas Gerais em torno da campanha Pezinho no Futuro, organizada pelo Instituto Vidas Raras em prol da ampliação do teste do pezinho em todo o país.

O estado abraçou a causa e desde o começo tem lutado fortemente por um diagnóstico precoce mais completo na triagem neonatal, tendo como uma das grandes incentivadoras a jornalista Larissa Carvalho. Já contamos a história dela nas redes sociais do Mãe Que Ama. Larissa é mãe do Theo, que tem Acidúria Glutárica e que não teve a chance de um diagnóstico precoce, pois ela não sabia da importância do teste ampliado, e hoje Theo tem sequelas da doença.
Larissa se engajou na campanha em Minas Gerais para que a informação fosse difundida e alcançasse mais e mais famílias e hoje podemos comemorar essa grande vitória, com a ampliação no estado!

Segundo o deputado Betinho Pinto Coelho, “o sonho começa a se transformar em realidade e agora é continuar a luta para colocarem em funcionamento, regulamentando a forma como e onde será feito o exame”, declarou o parlamentar.

Para Regina Próspero, vice-presidente do Instituto Vidas Raras, ampliar o Teste do Pezinho em Minas Gerais é mesmo um grande passo para transformar o sonho da ampliação nacional em realidade. “Essa é uma vitória de muitos em um estado que abraçou a causa desde o começo e que tem lutado fortemente pelas crianças de todo o Brasil, tendo como uma das grandes incentivadoras a jornalista Larissa Carvalho, uma mãe que sabe bem as consequências de um diagnóstico tardio da doença do filho. Nós do Instituto Vidas Raras somos muito gratos por tudo isso, nossa alegria não tem tamanho, assim como a nossa esperança em uma triagem neonatal mais completa e acessível a todos os bebês brasileiros”, afirmou Regina.

Nós do Mãe Que Ama também acreditamos que em breve poderemos comemorar essa notícia como uma realidade em todo o país! Vamos juntos!

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.