Teste do Pezinho é ampliado no Município de Itápolis, interior de SP

11 de dezembro de 2020

Mais um passo rumo a uma nova história para a saúde das nossas crianças: agora, todo o bebê recém-nascido do município de Itápolis, no interior de SP, terá direito a um diagnóstico precoce mais completo com o Teste do Pezinho Ampliado! Nesse dia 08 de dezembro de 2020, o prefeito Edmir Antônio Gonçalves sancionou a Lei Ordinária nº 3668 que amplia o teste de triagem neonatal para 48 doenças e determina que seja aplicado nas unidades básicas da rede pública municipal até o quinto dia após o nascimento, independente das condições de saúde do recém-nascido.

E mais: a lei, que tem prazo de 60 dias para regulamentação, diz que os resultados do exame devem ser encaminhados aos pais ou responsáveis no prazo máximo de trinta dias, a partir da data de coleta do material. “Essa é uma boa conquista que pode servir de exemplo para os municípios vizinhos e também para todo o país”, comemora a diretora vice-presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero, que tem um história em Itápolis, cidade que a acolheu quando criança, onde tem raízes e que sempre cuidou dos seus filhos.

Regina acompanhou todo o processo até a aprovação: “É algo que estamos tentando há tempos, tentei logo quando o prefeito assumiu para que a ampliação entrasse como um decreto, mas não foi pra frente. E, agora, fui convidada para participar da sessão na Câmara dos Vereadores para explicar a importância desse exame. Fui sabatina, respondi todos os questionamentos, tirei todas as dúvidas, aproveitei o espaço para levar informação e defender o que é mais importante: a vida”, conta a vice-presidente do Instituto Vidas Raras.  O projeto foi aprovado por unanimidade e seguiu para sanção do prefeito.

“Fico muito feliz que isso tenha acontecido na minha cidade, porque o índice de doenças raras na região é muito alto, então, acredito que muitas crianças e famílias serão beneficiadas”, comenta Regina, que foi convidada pelo prefeito eleito para assumir como Secretária de Saúde do Município de Itápolis em 2021 e aceitou o novo desafio. “Como estarei na pasta da saúde, vou conseguir tocar o processo de regulamentação da lei do Teste do Pezinho Ampliado da melhor forma, incluindo as doenças prioritárias por incidência na região e com tratamento. A minha expectativa é organizar de uma forma bem completa para que as cidades ao redor sigam o mesmo exemplo”, concluiu.

Para conferir na íntegra a Lei do Teste do Pezinho Ampliado em Itápolis-SP, acesse: https://www.camaraitapolis.sp.gov.br/camara/proposicao/Leis-ordinarias/2020/1/0/16008  

Conheça a campanha organizada pelo Instituto Vidas Raras pela ampliação do Teste do Pezinho no Brasil e vem com a gente: www.pezinhonofuturo.com.br .

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.