Pressão baixa na gravidez: entenda

26 de dezembro de 2019

A pressão baixa (ou hipotensão) na gravidez é muito comum devido às alterações hormonais que provocam o relaxamento dos vasos sanguíneos. Eles crescem para receber mais sangue e levá-lo até a placenta, fazendo com que o fluxo perca força e a pressão diminua.

Apesar de não ser grave como a pressão alta (ou hipertensão) durante a gravidez, que pode levar à pré-eclâmpsia ou aborto espontâneo, as quedas de pressão podem causar grande desconforto e provocar sintomas como: sensação de fraqueza, visão embaçada, tonturas, dores de cabeça e, em casos mais graves, desmaios e quedas, colocando gestante e bebê em risco. 

A pressão baixa na gravidez deixa de ser frequente quando o volume de sangue aumenta e o organismo da grávida começa a se adaptar com uma maior quantidade de sangue. Nessa fase, a pressão tende a voltar ao normal.

 

O que fazer em caso de sensação de desmaio?

Sentar, respirar fundo e inclinar o corpo para a frente, levando a cabeça em direção aos joelhos por alguns minutos;

Deitar numa posição confortável e elevar as pernas, se possível, para ajudar a normalizar o fluxo sanguíneo;

Ingerir algo com sal, como bolacha de água e sal, por exemplo.

 

Como evitar a pressão baixa?

Para tentar manter a pressão mais regulada, deve-se evitar mudanças bruscas de posição, bebidas como álcool, refrigerantes e café, assim como comer em intervalos regulares, ingerir bastante água ao longo do dia e evitar ambientes muito quentes, por exemplo. Praticar exercícios físicos leves regularmente também são benéficos para a circulação sanguínea e a pressão arterial.

 

Importante:

Caso os sintomas de pressão baixa persistam por mais de 15 minutos ou surjam com muita frequência é recomendado ir ao hospital ou entrar em contato com o obstetra para uma avaliação clínica, pois apesar de não ser comum, a pressão baixa pode ser sinal de alguma doença que necessita ser investigada e tratada antes que coloque a gravidez em risco.

 

*Com informações do Tua Saúde

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.