Grávidez x Idade

9 de maio de 2016

A gravidez é um período único na vida de toda mulher. Porém, esse tempo pode ocorrer na mais variada idade. Cada mulher escolhe a “melhor idade” para engravidar de acordo com seus planos.

Existe idade adequada para engravidar?

Do ponto de vista estritamente médico, dos 20 aos 29 anos é o ideal para mulher tentar engravidar. É quando ela está plenamente desenvolvida, mais fértil e não corre riscos. Nem sempre foi assim. Nos anos 60, o corpo médico considerava como ideal entre 18 e 25 anos.

Nessa época, quando a mulher paria depois dos 25, já era considerada primigesta idosa. Igualmente, com o avanço das tecnologias, aumento da expectativa de vida, métodos anticoncepcionais e a cultura de adiar a gravidez por parte das mulheres que estão com outro foco, esse número “ideal” pode e muito provavelmente será revisto no futuro.

Até os 30 anos, casais saudáveis que tentam engravidar naturalmente têm de 18 a 25% de chances de conceberem por ciclo menstrual. 85% deles conseguem ter filhos dentro de um ano de tentativa. Dos 31 até os 35 anos, essa taxa cai pra no máximo 15% ao ciclo e no máximo 80% dos casais conseguem engravidar em um ano de tentativas. Acima dos 35 anos toda gravidez já é considerada de risco.

Primeiro porque a fertilidade cai drasticamente; 9% de engravidar por ciclo menstrual e apenas 50% conseguem depois de um ano. Segundo porque quanto mais velha, maior a chance da criança nascer com síndrome de down. Terceiro porque o risco de desenvolver diabetes, hipertensão entre outras doenças relacionadas ao período só cresce com a idade.

Gravidez depois dos 30

Mulheres que pretendem engravidar pela primeira vez depois dos 35 anos de idade devem procurar o médico o quanto antes. Tempo é muito importante e não pode ser nada perdido. O médico pedirá uma série de exames pra traçar o melhor caminho e o melhor jeito de concepção, se natural ou artificial. Em seguida, ele vai receitar uma miríade de suplementos vitamínicos para preparar seu corpo para a criança. Fora que ele deve recomendar a consulta com nutricionistas também para cuidar de toda uma dieta especial.

Se há realmente a vontade de ter filhos, não deixe passar muito tempo depois dos 30. Depois dos 40, no máximo 20% dos casais conseguem engravidar após um ano de tentativa. Fique ligado no site Mama para mais informações sobre saúde gestacional e neonatal!

Tags

Tags:,

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.