Evitando enjoos gestacionais

9 de maio de 2016

De tão comuns nesse período, os enjoos são recebidos como sinais de uma gravidez. Normalmente os enjoos na gravidez  já são sentidos no primeiro mês ou um pouco depois e a intensidade pode variar muito. Os hormônios são os principais causadores, mas ansiedade e estresse psicológico também podem influenciar. Hábitos simples que qualquer pessoa pode e deveria fazer como comer a cada três horas e fazer exercícios são armas contra os enjoos.

Comer de três em três horas dá ritmo ao organismo digestivo e evita que você exagere nas refeições, já que vai estar sempre comendo de pouquinho em pouquinho. Fora que isso facilita o processo digestivo, já que são menos alimentos de cada vez. Quanto mais tempo a comida fica no estômago, mais chances da grávida sofrer com gastrite, náusea e refluxo.

Outra coisa que pode acelerar a digestão é o repouso. Na ausência de esforço físico, o corpo direciona o fluxo de sangue para funções como ela. Além disso, esses repousos podem aliviar a carga de estresse e controlar a ansiedade. No intervalo desses repousos e refeições, pratique exercícios leves como caminhada. Ela também favorece a digestão e aliviam o estresse, pois, atividades físicas liberam endorfina causando bem-estar.

Evitar movimentos bruscos também vale para qualquer tipo de pessoa. Quando estamos inertes, nosso sangue alcança uma distribuição uniforme pelo corpo. Por isso, ao realizar esses movimentos, temos queda repentina na pressão arterial. Além do enjoo, mal estar e desmaios podem ocorrer. Isso é normal: trata-se de uma defesa natural do corpo, impedindo-nos de seguir em frente até o fluxo de normalizar.

Evite líquidos durante as refeições e corte o café durante toda a gravidez. O primeiro, ingerido junto com a comida a faz aumentar de volume atrasando a boa digestão. O segundo é um estimulante que acelera os batimentos cardíacos da mamãe e do bebê.

O que achou de nossas dicas? Se quiser, pode deixar nos comentários dúvidas ou sugestões.

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