Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

2 de agosto de 2018

É hora de proteger as crianças contra a Poliomielite e Sarampo e evitar que mais casos dessas doenças voltem ao país. A nova Campanha Nacional de Vacinação acontece de 06 a 31 de agosto de 2018 e atenção: TODAS as crianças de um ano a menores de cinco anos devem ser vacinadas, independente da situação vacinal.

Isso mesmo! A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que ainda não tomaram alguma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados do país já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

APROVEITE!

O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos no país. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Nos estados que registraram surtos de sarampo, a vacinação foi antecipada como medida de bloqueio para interromper a circulação do vírus. Em Roraima, a campanha iniciou em março e envolveu pessoas de 6 meses a 49 anos. Já em Manaus (AM), aconteceu em abril e o público vacinado foi de 6 meses a 29 anos de idade. E, em Rondônia, a vacinação está em andamento para crianças de 6 meses a menores de cinco anos. Durante a mobilização nacional, esses estados devem convocar novamente as crianças, na mesma faixa etária, de um a menores de cinco anos.

QUANDO?

Então, já sabem: de 06 a 31 de agosto levem as crianças a uma unidade de saúde e lembrem-se da caderneta! Aproveitem para atualizar o seu cartão de adulto também. 😉
Vacina é cuidado, é proteção!

*Com informações do Ministério da Saúde em  http://portalms.saude.gov.br/ 

Tags

Tags:

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.