Como cuidar do umbigo do recém-nascido?

25 de março de 2019

O cordão umbilical é responsável por unir o bebê à mãe e, por meio dele, o pequeno recebe sangue, oxigênio e nutrientes necessários para se desenvolver. Tradicionalmente, os obstetras fazem o corte dessa estrutura assim que a criança nasce e um pequena porção do cordão umbilical permanece após o parto, o chamado “coto umbilical”.

Quando os bebês saem da maternidade, o coto umbilical geralmente não caiu ainda, assim a responsabilidade com os cuidados é dos pais. Ele costuma cair até 10 dias do nascimento e os cuidados são simples e muito importantes para evitar uma possível infecção.

 

O que fazer?

• Lave o umbigo do bebê normalmente no banho com água e sabão. Após o banho, seque bem com uma toalha;
• Pegue uma gaze ou algodão embebido em álcool 70% e limpe em volta, ao redor do umbigo, em movimentos circulares em toda sua extensão. Limpe bem para remover todos os resíduos que podem ter se acumulado lá. Pode ocorrer algum sangramento mínimo e saída de algumas casquinhas do coto, mas não se preocupe em machucar seu bebê, pois não há terminações nervosas no coto umbilical;
• Depois dessa limpeza, aplique o cotonete embebido em álcool 70% em volta do coto, fazendo novamente movimentos circulares;
• Importante deixar o coto umbilical para fora da fralda para evitar proliferação de bactérias.
• Alguns pais tentam cobrir a área umbilical com moedas, bandagens ou lenços para o umbigo ficar para dentro, mas, segundo os pediatras, nada disso é recomendado. Esse procedimento não funciona e pode irritar a área ainda mais.

Atenção!

Se você notar um cheiro desagradável saindo do coto ou secreção amarelada ou mesmo um aumento da vermelhidão ao redor da área, procure o pediatra para avaliação. Pode ser uma infecção.

*Com informações do Pediatria descomplicada.

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.