Entenda a mudança na cor dos olhos do bebê

1 de agosto de 2017

Já repararam como quase todo bebê tem olhos claros? Realmente é bem comum. Mas tão comum quanto é o fato da cor dos olhos escurecerem dentro de alguns meses. Que o digam os pais que ficaram super empolgados/surpresos com a cor clara, mesmo os dois tendo cor escura nos olhos.

Como acontece a mudança de cor dos olhos?

Acontece que a melanina dá cor aos nossos olhos, pele e cabelo, não é produzida muito na região ocular enquanto o bebê está no útero. Em alguns casos se quer é produzida nesse período. E é justamente a quantidade desse pigmento na íris que vai determinar a cor dos olhos – a genética é responsável por essa quantidade e distribuição.

Após o nascimento, a exposição à luz estimula a produção da melanina. Embora ela seja o principal fator da mudança de cor, não é exclusivo – na verdade, o único pigmento que temos no olho é castanho, sendo a variação da quantidade dessa cor que vai ditar a tonalidade dos olhos de fato. Não só os genes dos pais influenciam, mas toda a árvore genealógica. Se houver traços de olhos claros na família, a criança pode adquirir e manter a cor permanentemente. Por isso se o bebê já nasce com os olhos castanhos a cor não vai mudar, pois, ele já nasceu com a quantidade correta de melanina determinada pelo DNA.

No caso das crianças cujo os olhos mudam, isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida. Mas a mudança não acontece do dia pra noite. Ela é gradual e você tem que prestar muita atenção para reparar nas diferenças. Quando a criança completa um ano de idade ela já deve ter a cor dos olhos definitivas. Tudo isso sem prejuízo ao bebê. Entretanto, se apenas a cor de UM olho mudar (o que é raríssimo) ou você reparar um embaçamento, procure por um oftalmologista ou pediatra.

Para mais informações sobre saúde gestacional ou neonatal, continue a seguir o nosso portal. Tem alguma dúvida ou sugestão de pauta? Queremos te ouvir! Escreva um comentário ou entre em contato por inbox nas redes sociais.

Até a próxima 😉

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.