A consulta pediátrica pré-natal: entenda sua importância 

27 de julho de 2020

O que mamães e papais mais precisam quando se preparam para a chegada dos bebês é de informação correta e de qualidade. É exatamente aí que entra a consulta pediátrica pré-natal, assunto que falamos na LIVE com a Dra. Kaká (assista aqui). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem um manual de orientação sobre o tema, que, infelizmente, ainda não é uma realidade na rotina dos pais e dos especialistas. A consulta com o pediatra antes do bebê nascer pode ajudar a orientar e tranquilizar os pais sobre diversos assuntos que fazem parte do parto e pós-parto, trazendo soluções para as principais questões que permeiam o cuidado com os nossos pequenos.

Segundo o manual, a consulta deve ser realizada rotineiramente para todas as gestantes no terceiro trimestre do pré-natal, não se restringindo à classificação de gestação de alto risco, e representa “uma oportunidade de antecipação de riscos e um dos pilares da tríade para redução da morbimortalidade neonatal, juntamente com a assistência ao recém-nascido (RN) em sala de parto e a consulta pós-natal dentro da primeira semana de vida”. 

O documento orienta que devem ser abordados vários aspectos da gestação, parto, nascimento e acompanhamento da saúde da criança, tais como: a intercorrência no pré-natal; a prevenção de doenças infecciosas; vias de parto; assistência pediátrica em sala de parto; aleitamento materno; testes de triagem neonatal; impacto do nascimento da criança para a família; aspectos gerais sobre os cuidados com o RN; segurança da criança; e a abertura de espaço livre para a família expor outras demandas.

Acesse aqui a íntegra do manual da SBP. 

Assista também a nossa LIVE com a Dra. Kaká sobre A importância da Consulta pré-natal com o pediatra: bit.ly/LIVE_Pediatra 

 

Tags

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.